HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-ES...

Thuzza Machado, palestrante segurando a Constituição / Foto: Filipe Souza Santos
Cesam promove palestra em comemoração ao dia da Consciência Negra

Na data em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, O Cesam-ES realizou uma palestra para discutir as perspectivas e o desafios em relação ao tema para os próximos anos. Comemorada em todo país no dia 20 de novembro, a data homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.

 

Para Thuzza Machado, advogada, que enfrentou muitos preconceitos, a conscientização e o respeito são os melhores instrumentos para se vencer a descriminação. “Não importa a cor da sua pele, o seu tipo de penteado, as suas opções, somos todos iguais perante a lei”, afirmou.

 

O objetivo do Dia da Consciência Negra é propiciar uma reflexão sobre a importância da identidade étnico-racial brasileira e as contribuições da cultura africana. Além disso, serve para analisar o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

 

De acordo com a Supervisora da Aprendizagem, Aline Silva, respeitar as diferenças é essencial. “Esse momento com certeza foi enriquecedor e acredito que trouxe mais motivação a vida de cada jovem. A mensagem que fica desse encontro é: Respeitar as diferenças, é essencial para se construir um mundo melhor para todos”, disse.