HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-ES...

No mês de março o Cesam realizou diversas ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Marias e Marias

Ao longo deste mês, as Obras Salesianas de Vitória realizaram diversas ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, em homenagem as mulheres, cada uma com suas histórias e suas lutas a ser cotadas.

 

Os adolescentes do Cesam desenvolveram atividades para refletirem sobre a temática. A instrutora Thabyta Magalhães propôs a desconstrução de músicas populares brasileiras que traziam o desmerecimento das mulheres e o machismo, a fim de que eles refletissem a mensagem e propusessem, por meio de paródias, poemas e hip hop, letras de músicas que valorizassem a luta e a história feminina.

 

Com o tema “História de mulheres que contrariam as estatísticas”, o instrutor Yago Colto e alunos do curso de Psicologia da Católica de Vitória, apresentaram às adolescentes histórias inspiradoras de diversas mulheres, como: Allyne Andrade e Silva, Otilina Duailibe, Esmeralda do Carmo Ortiz, Ana Carolina Dias Cácere, Helena Indiara Corezomaé e Robeyoncé Lima.

A supervisora de aprendizagem, Aline Ribeiro, afirmou que o projeto buscou trazer fatos do cotidiano para retratar as batalhas contra o machismo, violência doméstica, assédio, racismo e todos os tipos de preconceito. “Destacamos as lutas diárias das mulheres que saem trabalhar cedo e ainda dão conta dos filhos e das tarefas domésticas. Queremos valorizar nossas adolescentes, empoderá-las  e ressaltar a importância de se valorizarem”.