HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-ES...

Luiz Carlos Tiburço Tiago, de 16 anos, nosso adolescente, estuda, trabalha e tem como hobby o remo.
Minha meta são olimpíadas

 

Luiz Carlos Tiburço Tiago, de 16 anos, adolescente do Cesam de Vitória, estuda, trabalha como aprendiz na 7ª Vara do Trabalho do TRT-ES e tem como hobby o remo, que pratica há quatro anos pelo Clube Álvares Cabral, com mais de 34º medalhas em sua carreira, o jovem tem o sonho que participar das olimpíadas.  

  

Um projeto social oferecido pela escola em que estudava e em parceria com o Álvares permitiu que ele praticasse outros esportes, mas foi no remo que o menino se encontrou. Com uma rotina puxada o morador do bairro Jesus de Nazaré, acorda às 4h20 da manhã para conseguir chegar ao treino, de segunda a sábado. Depois do exercício, toma café no clube e, antes das 7h vai à escola. Ao fim da aula, segue para seu expediente como menor aprendiz, no Tribunal.

 

No remo, a meta do estudante é chegar às Olimpíadas, mas fazer uma faculdade também está entre os seus planos. O curso escolhido é Direito. “Pensei nisso quando vi minha irmã se formar, ela estava bem empolgada e acabei me interessando. A vivência aqui também ajudou muito”, declara o atleta.

 

Para a assistente social, Adriana Ferreira Pompermayer, as práticas esportivas e as atividades culturais permitem a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.

 

“Esses exercícios, somados à atividade complementar de metade de uma jornada de trabalho, contribuem para o desenvolvimento integral dos adolescentes e para a superação da vulnerabilidade social. Além de proporcionarem recursos financeiros, também promovem prevenção à saúde, independência, inclusão e valorização da vida”, explica Adriana.