HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-ES...

Aprendizes do Cesam-ES durante atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Cesam/ES promove seminários sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”

Ação desenvolvida pelos núcleos do Cesam no estado visou conscientizar os jovens sobre a importância do tema

Por Vinícius Melo, 03/06 às 13:14

Nos dias 15 e 16 de maio, os aprendizes dos núcleos do Cesam/ES, localizados em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus, participaram de seminários sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação desenvolvida pelos educadores teve o propósito de abordar assuntos como: o que é "Violência Sexual"; quais os tipos de violência sexual e as diferenças entre abuso e exploração; possíveis formas de identificar a ocorrência de abusos e/ou exploração sexual; o porquê da escolha do dia 18 de maio como data representativa do tema; a importância do diálogo dentro da família como forma de prevenção; os índices de violência por gênero, parentesco e grupos sociais; casos de adolescentes que relataram ocorrências com eles, com conhecidos e/ou familiares; e canais para denúncia.

A história por trás do dia 18 de maio

A data tem origem no assassinato da jovem Araceli Cabrera, ocorrido no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES. A jovem tinha apenas oito anos quando foi sequestrada, mantida em cárcere privado sob o efeito de drogas, estuprada e brutalmente assassinada. O caso foi julgado duas vezes e os suspeitos, integrantes de família ricas e influentes no estado, foram absolvidos por falta de provas. No ano de 2000, o Congresso Nacional aprovou a Lei Federal 9.970, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que instituiu, em memória ao caso, o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Fonte: G1, Morte de Araceli faz 42 anos e crime continua impune no ES.