HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-ES...

À esquerda Milena Machado, no centro os aprendizes do Cesam e à direita Wagner Barbosa. Foto: Cesam/ES
Cesam/ES realiza visita a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares-ES

 

Aprendizes do curso técnico de segurança do trabalho conheceram as instalações e o trabalho realizado no local

Por Milena Machado e editado por Vinícius Melo, 25/07 às 13:01

 

No dia 11 de julho, os aprendizes do curso técnico de segurança do trabalho, inseridos no programa “Petrobras Jovem Aprendiz”, do Cesam/ES, realizaram uma visita técnica a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), localizada em Linhares-ES. Acompanhados pelo docente do Senai, Wagner Barbosa Mendonça, e pela assistente social da instituição salesiana, Milena Machado Queiroz, os jovens conheceram a estrutura e o funcionamento da unidade, a equipe de segurança do trabalho, os brigadistas de incêndio e os equipamentos utilizados por eles.

Os visitantes foram recepcionados e acompanhados em um tour por Diego da Silva e Jéssica Ribeiro, técnicos de segurança do trabalho, que apresentaram as regras e normas da unidade. Focado em sua área de atuação, Diego apresentou em uma palestra a política de diretrizes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) e a dinâmica de serviço da equipe na UTGC. O objetivo primordial da SMS é reduzir riscos à segurança e à saúde das pessoas, assim como prevenir, monitorar e controlar os impactos das atividades da unidade sobre as comunidades que estão localizadas no entorno. Diego ainda explanou sobre as principais atividades da segurança realizadas na unidade, sendo elas a DSMS ou Diálogo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, as auditorias comportamentais, as inspeções gerenciais e a fiscalização no sistema de combate a incêndio.

Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC)

Inaugurada em 6 de fevereiro de 2006, a UTGC possui capacidade para processar dezesseis milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que a torna um dos maiores polos de processamento do país.

Seu objetivo é receber, processar e produzir gás natural para o consumo em residências, veículos e indústrias, além da chamada “gasolina natural” (C5+) e do gás liquefeito de petróleo (GLP), que visam o mercado interno. Todo o gás processado provém dos campos marítimos de Peroá, Canapu, Cangoá e Golfinho, na Bacia do Espírito Santo, e do chamado Parque das Baleias, localizado na porção norte da Bacia de Campos.

Atualmente, a unidade possui mais de duzentos funcionários próprios e terceirizados. Na parte de SMS, ela conta com quarenta e cinco empregados.

Veja mais notícias sobre o Cesam/ES em: Cesam/ES promove oficinas culturais e de desenvolvimento pessoal para educandos de Vitória
Educandos do Cesam/ES iniciam período de vivência prática na Petrobras