HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-ES...

.
Projeto Conexão Solidária

A partir de parceria entre o CESAM-ES (Pré Universitário Dandara), Loga Internet, Microsoft e Positivo Tecnologia, foi possível a doação de equipamentos que serão cedidos aos alunos do Pré Universitário Dandara e adolescentes aprendizes do CESAM-ES que prestarão o próximo ENEM. Foram doados 50 notebooks e 25 smartphones.

 

Através de iniciativa da Loga Internet, empresa capixaba, que buscou outras parcerias como a Microsoft que disponibilizou licenças do sistema operacional Windows e do pacote Office para os equipamentos.

 

A Positivo Tecnologia doou 50 notebooks e 25 smartphones além de assumir a taxa administrativa dos softwares. E a Loga fornecerá os planos de internet, por fibra ótica (quando possível – quando não for possível, disponibilizará um modem) para todos os estudantes atendidos.

 

Os equipamentos já configurados foram doados em nome da Instituição (no caso, CESAM-ES, para uso dos alunos do Pré-universitário Dandara). Assim, os equipamentos passam a ser de propriedade da Instituição. Os planos de internet serão disponibilizados diretamente pela Loga.

 

As licenças dos softwares não expiram e os planos de internet disponibilizados pela Loga estarão ativos até o próximo ENEM (janeiro de 2021). Os equipamentos serão entregues aos alunos do Dandara a partir desta semana.

 

A Loga Internet, acompanhará o desenvolvimento do projeto, com expectativa de conhecer o desempenho dos alunos, seja em desempenho acadêmico, seja em participação nas atividades. O Dandara registrará esses indicadores mensalmente.

 

Importante destacar que as aulas do Pré Universitário Dandara se iniciaram em março/2020. Ocupando duas salas da Presença Salesiana de Vitória-ES, contado com 100 alunos e desenvolvendo 05 aulas presenciais/noite, de 2ª a 6ª feira das 18h20 às 22 horas.

 

Mas, as aulas foram interrompidas duas semanas depois, devido à Pandemia do Covid-19. A partir de 15 de abril, os alunos atendidos, passaram ter aulas regulares pela Internet, utilizando soluções de videoconferência: início com 02 aulas e atualmente, com 13 aulas fixas por semana. A partir de junho, passou a promover “lives” sobre assuntos como, atualidades. Também conta com monitorias com foco em Matemática.

 

Todos os anos, estudantes do Pré Universitário Dandara conquistam dezenas de aprovações em processos seletivos para a Educação Superior, através do ENEM ou de outras modalidades em Faculdades Particulares.

 

O cenário atual expõe ainda mais algumas fragilidades para o público atendido, por isso, os educadores e professores voluntários se esforçam para manter as atividades remotas, respeitando as recomendações de saúde e segurança. Acreditamos que essa iniciativa pode fortalecer a relação e o vínculo com os alunos, além de aprimorar os resultados que possam ser alcançados.

 

No ato da entrega dos equipamentos aos estudantes, será assinado Termo de Recebimento, Responsabilidade de uso e Guarda. Ao final do período de concessão e prova do ENEM, cada estudante devolverá o equipamento recebido.