HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-ES...

Aprendizes de Vitória em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Semana é marcada por mobilizações em defesa da aprendizagem

Educadores e aprendizes do Cesam-ES tiveram uma semana de mobilizações em defesa do projeto de aprendizagem na Grande Vitória e no interior do estado. Na última terça-feira (11), os núcleos de Vitória e Colatina participaram de dois grandes atos em favor da Lei de Aprendizagem.

A equipe de Vitória se organizou em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo para manifestar sobre as propostas de mudança da lei. Em seguida, participaram de uma plenária em favor da Aprendizagem em que foi proposto a criação de um documento em defesa do Programa de Aprendizagem para ser enviado à Casa Civil e para a Bancada Capixaba.

Já em Colatina, caminharam até o Fórum da cidade com uma faixa, despertando interesse da população. Advogados, funcionários do judiciário e policiais militares atenderam os jovens e externaram apoio aos manifestantes, enfatizando a importância da oportunidade do primeiro emprego.

Para a gerente Socioeducativa e Pastoral, Luciana Castilho, a participação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Espírito Santo (SRTE-ES) foi fundamental para o movimento ganhar força. “A presença e participação da entidade fortaleceu e trouxe mais legitimidade ao movimento”.

 

O que prevê a mudança da CBO

 

É definido por lei que todas as empresas de médio e grande porte devem contratar até 15% de adolescentes aprendizes para seu quadro de funcionários. O pedido foi feito para que os Deputados Federais revisem a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), isso acarretaria na mudança da base de cálculo para a cota dos aprendizes e, como consequência, a diminuição de até 75% das vagas para esses adolescentes.

Atualmente, são beneficiados pela Lei dos Aprendizes os adolescentes de baixa renda, que vivem em bairros com alto índice de criminalidade e que estejam em risco social. Estima-se que cerca de 700 mil famílias sejam prejudicadas caso a proposta seja aceita pela Câmara dos Deputados Federais em Brasília. Não deixe de abraçar essa causa em favor dos adolescentes.

Use a #VotePelaAprendizagem nas redes sociais.