HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-ES...

Foto: Maria Luiza Damiani / Participantes do Café com Parceiros
Cesam-ES recebe empresas parceiras para café da manhã

O Cesam-ES realizou na manhã dessa terça-feira (18) o evento Café com Parceiros, em que recebeu cerca de 39 instituições que possuem relacionamento com o Programa Adolescente Aprendiz. O objetivo do evento foi estreitar os laços com as empresas parceiras, a fim de que conheçam o trabalho desenvolvido pelo Centro Salesiano do Aprendiz para adolescentes em risco social. O evento reuniu empresários, educadores e aprendizes que participaram da Master Class, com o tema “Dominando o Mercado em Tempos de Crise”, ministrada pelo Diretor executivo da Business Network Internacional no Espirito Santo (BNI), Rodrigo de Bernadi. Em sua fala, Rodrigo abordou a necessidade de cada vez mais se conhecer, ter compromisso e engajamento para superar as crises.

 

Durante a abertura, o Diretor de Pastoral, Pe Adenilson Lopes Rubim, trouxe uma reflexão sobre a importância do trabalho que o Cesam-ES desenvolve junto ao jovem em vulnerabilidade social. “Acreditar, conceder oportunidades a essa pessoa não é fácil, somente o carisma Salesiano pode nos mover a fazer isto. Todos nós temos asas, mas temos que aprender a voar e precisamos de alguém para nos ensinar. Vocês contribuem para que nossos adolescentes voem”, disse.

 

Os convidados assistiram a uma apresentação musical feita pelos adolescentes do projeto “Desenvolvedo Talentos e Tecendo Oportunidades”, que conta com o patrocínio da empresa ArcelorMittal Tubarão. As oficinas de Hip Hop e violão são ofertadas com o objetivo de possibilitar o acesso dos adolescentes à experiências e manifestações artísticas e culturais, com o objetivo de desenvolver novas habilidades, potencialidades e talentos.


Resultados do nosso trabalho


Para encerrar o momento, o aprendiz de 2001 do Cesam-ES, Fábio Floro, foi convidado a dar seu depoimento sobre a experiência adquirida por meio do Programa Adolescente Aprendiz do Salesiano. Atualmente, o jovem coordena uma equipe de televendas de uma distribuidora de autopeças. “Aos 16 anos, ingressei no Cesam e tive a oportunidade de ser aprendiz na Coca-Cola. Fui responsável pelo galpão de propaganda, promoções, apresentação da fábrica para escolas, visitas a clientes e outras responsabilidades. Foi a oportunidade que me possibilitou crescer dentro desta multinacional, onde trabalhei como supervisor de vendas por 10 anos”, relembrou.