HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-ES...

Jovens preparados para vivência prática na Petrobras. Foto: Cesam/ES
Educandos do Cesam/ES iniciam período de vivência prática na Petrobras

 

Aprendizes do curso de Mecânica de Manutenção Industrial ficarão na empresa até março de 2020

Por Milena Machado e editado por Vinícius Melo, 19/07 às 13:16

 

Vestidos a caráter, com os capacetes nas mãos e um sorriso no rosto. Assim, nove educandos do Cesam/ES, alunos de Mecânica de Manutenção Industrial, iniciaram, no dia 1° de julho, o período de vivência prática na Petrobras, em São Mateus-ES. Eles trabalharão na empresa até o dia 11 de março de 2020, data em que os contratos de aprendizagem se encerrarão.

Incialmente, como parte da ambientação profissional, os aprendizes, acompanhados pela assistente social do Cesam/ES, Milena Machado, e pelo docente do Senai São Mateus, Ederronio Menezes, participaram de palestras sobre saúde, segurança e meio ambiente, temas pertinentes para a permanência na empresa.

Eles também fizeram um tour pela unidade e conheceram os setores de Planejamento/Triagem, PSV/Válvulas, Moto Compressores, Mecânica Geral, Elétrica e Instrumentação, Equipamentos de Poços, Usinagem, Caldeiraria/Pintura, UB/BCP, Tubos/Hastes e Ferramentaria.

Durante o passeio, os líderes de cada setor, juntos de suas equipes, recepcionaram os adolescentes e apresentaram-lhes o funcionamento e o objetivo de cada área. Visando um maior aproveitamento dos jovens, Jociê da Silva Florentino, Téc. Proj. Const. e Montagem, elaborou uma escala de trabalho para que cada educando fique por um tempo em cada área, tendo a oportunidade de vivenciar as atividades e aprender sobre o setor. 

As palestras

A primeira palestra que os jovens assistiram foi sobre saúde do trabalhador. Ministrada por uma equipe multidisciplinar, composta por uma enfermeira, um dentista, um educador físico, um assistente social, uma nutricionista e um técnico em segurança do trabalho, a palestra abordou assuntos como autocuidado, alimentação saudável, atividades físicas regulares, saúde oral, dependência química e ginástica laboral diária.

Seguindo o cronograma, a segunda palestra, ministrada por Eudrades José Chaves Júnior, engenheiro de meio ambiente, abordou a relação entre o petróleo e o meio ambiente. Eudrades mostrou aos educandos maneiras de como encontrar petróleo na natureza e como extraí-lo da melhor forma possível, sem prejudicar a natureza. Ele falou ainda sobre a coleta seletiva e o destino correto de alguns materiais.

Por último, os aprendizes tiveram a oportunidade de conversar e tirar dúvidas com Sebastião Pedro Marcondes, técnico de segurança do trabalho, e assistiram um vídeo sobre normas de segurança da base.

Veja mais notícias sobre o Cesam/ES em: Núcleos do interior promovem a tradicional Festa Junina dos adolescentes aprendizes

Aprendizes e educadores do Cesam/ES se divertem em festa junina da instituição